quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As relações e o amor...

(por Jefferson Castro)
Antes de mais nada, preciso deixar claro, aqui, que não sei ser meio EU.
Sou bastante intenso e acredito muito nas pessoas...

Minha maior crença se funda no desejo de ser sempre mais.
Minhas relações, quaisquer que sejam, se baseiam quase que puramente em amor.

Sigo uma lógica bastante simples que tentarei deixar expressa por aqui (não que espere que alguém leia e siga ou diga amém, muito embora achasse isso adequado):
Fico realmente FELIZ DEMAIS quando vejo que alguém faz o seu melhor por mim: pode ser para me auxiliar nos estudos, para se fazer entender em qualquer explicação, quando me alerta sobre algo, quando escuta com atenção ou, ainda, simplesmente quando deixa de fazer o que estava fazendo para dizer um OLÁ, BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, EAÍ, FALAÊ, etc.!

Sei que as pessoas são diferentes umas das outras, mas também sei que TODAS, no seu íntimo, desejam ser bem tratadas, receberem sua merecida atenção. Todas querem RESPEITO, SINCERIDADE, CARINHO, AMIZADE, LIBERDADE e AMOR.

Em suma, as pessoas desejam relações que as permitam SER SEMPRE MAIS e, relações que as permitam ser mais devem ser relações VERDADEIRAS.
Para mim, essa gana por SER MAIS precisa ser o objetivo maior dos seres humanos e, como ser de relações, o ser humano precisa assumir o COMPROMISSO por querer SER MAIS (e claro, permitir que os outros sejam, também, SEMPRE MAIS)!

É por tal lógica que não consigo compreender as relações sem AMOR. Não falo do amor romântico como o de um casal de apaixonados (que por romântico agrega outros sentimentos): falo de um amor prático, essencial ao dia-a-dia, fundado sobre RESPEITO, SINCERIDADE, COMPREENSÃO e LIBERDADE. Amor esse que, muitas vezes, falta até aos apaixonados mencionados anteriormente... Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros (senão o maior), já dizia que "quem não ama não compreende o próximo, não o respeita"(1979, p. 29). Portanto, como ter uma relação verdadeira sem amor? EU, particularmente, acho difícil!

Alguns me criticam, falam que tento ser Buda ou Jesus Cristo (por sinal, o que tem de errado em tentar ser um desses?). De mim, o que flui sempre é amor!

É preciso que fique claro, aqui, que reconhecer o inacabamento (a imperfeição) do homem não pode significar a desculpa pronta que fica à espera de qualquer de nossas falhas. Reconhecer esse inacabamento só pode significar, justamente, a necessidade de desenvolvimento humano em todos os aspectos.

O que precisa ficar, disso tudo, é que SER LEGAL COM AS PESSOAS É, SIM, UMA ATITUDE SEMPRE BACANA! Ame, portanto...
Entretanto, não pretendo ser pregado numa cruz como um outro cara que dizia algo parecido.
....

E, de mais a mais, "Amém", ao final das orações, não pode ser algo diferente do que 'alguém' nos dizendo AMEM!

Aos amigos, estaremos sempre juntos para o que der e vier.
Em qualquer lugar, a qualquer hora!

-------
Aos educadores, indico:
  • FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. [Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin]. – Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1979. Coleção Educação e Comunicação vol. I.

4 comentários:

Fernando Pfeff disse...

É bom quando a gente escreve como fala. As palavras escritas entram na nossa mente como se estivessem sendo faladas e a gente memoriza melhor, sem palavras dificeis, sem termos acadêmicos. Mas isso acontece contigo porque tu pensa muito e as ideias transbordam e precisam virar textos. Parabéns. Eu queria falar do tema do texto. Me identifiquei "para caráleo" porque somos muito parecidos neste aspecto. Mas vamos conversar sobre isso in off. Não para, não para, não para não! Rss

Anônimo disse...

Já disse q tu tens o espirito elevado.. HAhaha... deise

Elis Soares disse...

"não sei ser meio EU."
aDOREI ISSO..

Quando tu ver uma pessoa ser meia..são por duas razões:uma falta de conhecimento e outra ela foi moldada desta forma..
Mas qdo vemos uma pessoa como vc brilhar podemos seguir acreditando que não estamos na guerra sozinhos!

"Um certo dia me disseram assim:eNCONTRARÁS MAIS GUERREIROS..E VCS IRÃO SE INDENTIFICAR E NÃO PRECISARÁ DIZER NADA..."

Parabéns!!!siga sua luz

OrtsaC <- disse...

Muito obrigado, Elis!

Beijão!