quinta-feira, 19 de junho de 2008

Da Nossa Imortalidade

(Jefferson Castro)

Tenho visto circular uma mensagem do Senhor Juremir Machado da Silva pela Internet, principalmente em espaços onde há algum gremista. A mensagem deste diz:

"... Eu 'seco', mas também desejo que um dia o Grêmio alcance, a exemplo do Inter, um título mundial de clubes Fifa. Não agora. Mais tarde. Sou contra falsificações, cópias, clones e outras derivações. Eu teria mais apreço pelos gremistas se eles vissem o próprio clube como representante de uma 'alma gaudéria', não de uma 'alma castelhana' trazida de contrabando. O assunto, porém, é 'secar'. Trata-se de uma arte. Exige requinte, concentração, rituais e fé. Quero lembrar aos gremistas que, como diz o ditado, Santos fora de casa fazem milagres. Um desses milagres é o da multiplicação dos gols. Na verdade, eu preferia não 'secar'. Mas aprendi que nunca se deve dar mole para gremista. O menor sinal de COMPAIXÃO ou de TOLERÂNCIA leva sempre a arrependimento. O gremista básico é dominado por um sentimento esdrúxulo de superioridade. A prova disso é essa ilusão da 'imortalidade' que começa a ser tomada como uma verdade. Se o Grêmio é imortal, os Santos são eternos...".

Fico abismado com a falta de percepção deste homem ao escrever a passagem acima. Como "secador" que é, tenta de todas as formas descaracterizar a conquista tricolor de 1983. Cito falta de percepção pois, ao mesmo tempo em que ele afirma que o Grêmio não tem o Título do Mundial Interclubes da FIFA acaba, não sei por qual motivo, deixando escapar que é contra cópia, falsificação, clone, o que provavelmente vem a ser a idéia dele sobre o nosso mundial e, assim sendo, admitindo que temos o mesmo título que eles.

Outro fator que me tira o sossego (mas juro que é bem pouquinho), é quando ele fala sobre a idéia de "alma castelhana", tão citada entre a torcida gremista. Talvez lhe refresque a mente se eu lembrá-lo que, já que o assunto é secar, no dia 20/06/2007 era a torcida colorada quem figurava de "alma castelhana", esquecendo, como num passe de mágica, todas as vezes que o Inter lançou o tradicional "fogão 4 BOCAs". Chegava a soar engraçado eles falando sobre dançar tango e gritando aos 4 ventos "Soy del Boca" (QUE TORCIDA APAIXONADA!).

Parando um pouco com as "alfinetadas", prefiro falar um pouco sobre a "Alma Gaudéria", a qual ele também menciona e, pelo visto esquece que é a única virtude que o time dele nunca conseguiu ter. "Alma gaudéria", de Dinho, de Sandro Goiano, de Herrera e de todos aqueles gremistas que sempre fizeram do campo de futebol um espaço onde o adversário se sentia acoado frente a tanta raça. "Alma gaudéria" de Felipão, do Grêmio de 1995 e de todos os Grêmios até hoje, que lutam bravamente por cada centímetro quadrado dentro das linhas demarcatórias do tapete verde, nosso campo de batalha preferido. E não te engana amigo colorado: Não digo que somos a favor da violência no futebol. Apenas somos a favor das batalhas limpas que valem títulos e glórias, confiando em viradas extraordinárias onde a coragem e a entrega valem muito mais do que "3 balõeszinhos de ombro".

Indo além, afirmo que o "gremista básico" não existe. O que existe é gremista apaixonado por um clube de futebol que sempre mostra a que veio. Não ouse falar sobre nosso sentimento que, quer você tente entender, nunca conseguirá. Nosso sentimento não é de superioridade, mas de confiança, sempre! O decadente "campeão mundial" colorado ainda é novo demais em meio aos grandes do futebol para entender que "um caneco" ganho com o maior esforço tem sempre o dobro do valor.

Após tudo isso dito, creio que vocês, colorados, estarão aptos a entender (apenas entender) que "imortalidade" nada tem a ver com ganhar ou perder jogos ou campeonatos. Nossa Imortalidade está no espírito guerreiro de ser, na bravura de cada um que se dedica a torcer, vibrar, lutar por um ideal e, principalmente, no reconhecimento do esforço dedicado para se atingir um ideal. Assim sendo, Imortal não é quem nunca perde UMA BATALHA, mas QUEM NUNCA DEIXA UM AMOR MORRER!!

Nenhum comentário: