terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dois mil e vida

            Dizem que certa vez perguntaram ao Dalai Lama sobre o que mais o surpreendia na humanidade e ele respondeu sem necessitar de muito tempo:
“Os homens: porque perdem a saúde para ganhar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, se esquecem do presente e acabam por não viverem nem o presente e nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer. E morrem como se nunca tivessem vivido.”
            Não sei ao certo se tal relato é verdadeiro, mas isso é irrelevante. Forte é a crítica ao nosso modo de viver (e digo nosso me incluindo nesse bolo).
            Aproveitando a recente virada de ano, tempo de muitas promessas e pensamentos lá no futuro, eu gostaria de aqui deixar um recado ou um alerta aos que me lêem: Viva!
            Um Viva de festa, um Viva de alegria, um Viva, simplesmente! Viva, sim, com letra maiúscula. Deixe a preguiça um pouco de lado, saia de casa, acorde mais cedo, durma mais tarde, ou acorde mesmo mais tarde e durma mais cedo. As preocupações? Deixe-as de lado. Tome tempo para cuidar de si: caminhe sem tempo para retornar, sem saber ao certo onde ir. Deixe, sim, o relógio em casa.
            Conheces Kayrós? Segundo a mitologia Grega, Kayrós é Deus do Tempo, assim como Chronos. Kayrós, porém, é o senhor do tempo fruído, chamado por alguns de oportunidade, ocasião. Não o interessa quantos segundos ou minutos se passam: a Kayrós só interessa o valor do momento, o prazer, a fruição da vida.
            Em 2013, aproxime-se de Kayrós: ele é um cara legal. Certamente ele lhe dará inúmeras lições. Conte menos os minutos. Use-os para viver e poder CONTAR HISTÓRIAS. Cumprimente o desconhecido numa caminhada, ofereça um chimarrão a quem está sentado próximo. Abuse de Kayrós e não perca o momento de criar laços, conhecer histórias, trocar experiências.
Viva, enfim!

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

À todos eu desejo um ótimo dois mil e vida!!

Nenhum comentário: