terça-feira, 20 de maio de 2008

Escola e Dança

(por Jefferson Castro)
Nas escolas brasileiras, historicamente, carrega-se a imagem da Educação física aliada e extremamente dependente das vivências desportivas. Essa restrição da dimensão e do campo de estudos de nossa área está prevista na maioria dos currículos escolares de nosso país, apoiando nosso conhecimento estritamente em esportes como o Basquetebol, Voleibol, Futsal e o Handebol.

Tenho notado que, atualmente, com as modificações realizadas nos próprios cursos de Graduação - especificamente nas licenciaturas - em Educação Física nas Universidades, os profissionais da área já tendem a um pensamento mais amplo referente ao nosso campo de atuação dentro das escolas e, inclusive, refletem de forma mais freqüente sobre suas práticas e sobre a importância das vivências de movimento corporal.

Com efeito, os profissionais da área da Educação Física têm se aberto à propostas que visam correlacionar as atividades físicas elaboradas nas aulas com questões ligadas à manutenção e melhora da saúde humana e ao desenvolvimento de aspectos afetivo-sociais de cooperação. Assim, a Educação Física escolar toma forma e passa de um simples momento de descontração para uma área de aprendizagens significativas que se incorporarão à vida social dos educandos.

A dança, dessa forma, entra em cena trazendo seus aspectos mais característicos, tais como a capacidade de socialização, as aprendizagens vinculadas às questões de consciência do corpo no espaço, as noções de respeito a um determinado ritmo e um tempo musical, além, é claro, das possibilidades de diversão. Ainda, a dança é capaz de permitir aproximações entre culturas diversas e transpor eventuais choques culturais. Provoca, também, um profundo auto-conhecimento a partir do momento em que o aluno começa a perceber que o corpo dele tem limites e que esses limites podem ser extrapolados por meio da prática e de maior vivência.

Percebe-se, portanto, que as possibilidades de educação por meio da dança são inúmeras e compete a nós mesmos a busca do devido espaço para mais esta modalidade dentro das escolas de nosso país.


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