terça-feira, 27 de maio de 2008

Sucesso Escolar X Sucesso Educacional

(por Jefferson Castro)
Há tempos venho refletindo sobre o conflito traduzido no título desse texto. Para a manutenção de tal conflito, que julgo como sendo nada menos do que muitíssimo equivocado, atribuo o pouco entendimento do que realmente desejamos com a nossa Educação e o sistema escolar de um modo geral. O que é EDUCAÇÃO, afinal? Para que ela serve e a quem serve? O que é aprendizagem!?
Educar seria simplesmente preparar pessoas para o mercado de trabalho, como se o sistema educacional funcionasse da mesma forma que uma fábrica de ferramentas? Seria manter um sistema rígido e fechado que [de]forma as pessoas através da repetição e da famosa "decoreba", como se o conhecimento fosse uma espécie de projeto de reflorestamento no qual se reconhece que PINHEIRO é bom e passa-se a plantar PINHEIRO em todas as cabeças na busca de uma unidade de pensamentos? Ainda, educar seria nada mais do que preparar um aluno para uma prova de vestibular ou qualquer outro exame de admissão? Aprender é saber explicar conceitos ou vai além?
Creio, pessoalmente, embasado em inúmeras leituras e muitas horas de diálogo, que o conflito ao qual este texto se refere se dá sim por um desnorteamento quanto ao que queremos com a Educação no Brasil. Fala-se muito em inclusão social, em democracia, em Paulo Freire, em ideais de igualdade e melhoras nas condições sócio-econômias da população, mas acabo vendo tímidas mudanças relacionadas à nossa educação de um modo geral. Continuamos precisando, na escola, preparar os alunos para um vestibular. Pouco interessa o aprendizado: o aplauso vai para o número 1 da turma que, em muitos casos, usou das mesmas palavras proferidas pelo professor para conceituar a Citologia. No vestibular, a vaga é daquele que, sem saber escrever seu nome, marcou um "X" na resposta mais bonita e correta.
De forma alguma, também, posso falar que não há mudanças. As mudanças ocorrem e dão resultados, ainda que sejam algumas poucas tentativas aqui e lá. De qualquer forma preciso manifestar minha vontade de mudanças no campo que julgo fundamental e básico para qualquer sociedade. Assim, afirmo sem dúvida alguma que o Sucesso Educacional têm prioridade ao Sucesso Escolar. O valor da educação está no aprendizado, na vivência, na experiência, naquilo que nos toca, e não pode ser medido através de uma falha atribuição de notas.
A Educação está de pé e sua força humanizadora não diminuiu. Ela só precisa ser repensada para além das simples necessidades de mão-de-obra do sistema, afinal de contas o tempo não pára, a Educação se reinventa a cada dia e o pensamento do HOJE certamente influenciará o AMANHÃ.


Um comentário:

Unknown disse...

Só gostaria de acrescentar uma máxima popular de profunda filosofia: "Educação vem de berço"; e, desta em diante, muitas águas começam a rolar, porque acredito que a escola é um complemento, e não a principal responsável pela educação de jovens e crianças. Sonhos não são utopias, embora muitos pereçam pela desilusão que esta assombra aquele, principalmente pela falta de esperança e coragem que se perdem na estrada. Cumpre a nós jovens, tanto os de idade como os de espírito, manter esta chama viva e começar em nossos lares a mudança educacional e cultural.
Abraço e aperto na bundinha seca.